Como preparar o seu filho para a volta às aulas

E para o seu filho ir se acostumando com a ideia de acordar cedo e ter tarefas para realizar quando chegar da escola, preparamos algumas dicas para você.

 

1-    Volte ao ritmo aos poucos

 Durante as férias eles não tiveram muito horário para dormir e levantar, né? Então, na última semana de férias, aproveite para começar a adaptar para os horários outra vez.

 Para evitar que isso atrapalhe nos estudos, comece a estipular horários para deitar e para levantar.

 

2-    Organize o material com antecedência

 As aulas estão para começar e você ainda não se preparou para comprar os materiais novos? Para evitar que perca o primeiro dia de aula para comprar os materiais, faça com antecedência. Junte livros, cadernos, tudo que eles tem, para ver a necessidade da compra de um novo.

 

3-    Ligue nas férias para os amigos da escola

Na volta as aulas, é normal contar aos amigos o que fez nas férias, quais foram as aventuras ou viagens. Aproveite a última semana de férias para eles encontrarem seus amigos e contar todas as novidades antes das aulas começarem.

 

4-    Preparar o local de estudos

É importante envolver as crianças na preparação do material e do local que será destinado aos estudos. Os pais podem arrumar os objetos junto com o filho, colocar o nome dele, escolher a mochila, encapar os livros e cadernos. Assim, a criança se familiariza com o que vai usar no decorrer do ano. É também importante verificar o local que a criança irá estudar, se está confortável, bem iluminado, longe de estímulos que prejudicam a concentração como a televisão.

 

5-    Não se esqueça do café da manhã

Nas férias eles costumam a acordar tarde e por isso acabam pulando o café da manhã.

Não se esqueça que essa é uma das refeições mais importantes do dia, sem o café da manhã eles não vão ter energia para se concentrar e apreender coisas novas na escola.