Dicas de como limpar seu fogão

Bocas e grelhas do fogão

Os primeiros itens a serem tirados do fogão são as grelhas e depois as bocas. Você pode removê-las e lavá-las à mão, com água morna e detergente neutro.

 

Vale lembrar que se sua grelha for revestida, ela deve ser lavada com uma esponja macia, caso não seja, uma escova poderá ser uma boa opção.

Superfície do fogão

 

Uma esponja ou toalha de limpeza podem ser usadas, fica a seu critério escolher. Use detergente enquanto limpa a superfície do fogão, para evitar maiores dores de cabeça, não deixe gordura acumulada de um dia para o outro, depois que as mesmas endurecem fica mais difícil removê-las.

Botões do fogão

Remova os botões e lave-os na pia com água morna e detergente neutro, evite usar sabão em barra, pois o mesmo pode apagar as marcações dos botões.

 

Certifique-se que o gás esteja desligado para evitar eventuais acidentes.

Forno

Retire as grades de dentro do forno e coloque-as em uma bacia com água morna e detergente e as deixe de molho. Depois de algumas horas, passe uma esponja para retirar toda sujeira acumulada.

No forno, você deve fazer uma limpeza a cada dois meses ou se ele começar a fazer fumaça enquanto você o utiliza.

Você pode fazer uma mistura eficaz para a limpeza do forno, composta por: ¼ de xícara de sal, ¾ de xícara de bicarbonato de sódio e ¼ de xícara de água.

Antes de passar a mistura, cubra as partes de metal com papel alumínio para evitar possíveis problemas. Espalhe a mistura dentro do forno e deixe agir durante a noite.

Para remover a mistura no outro dia, utilize uma espátula de plástico. Limpe o restante do fogão com um pano e coloque as grades novamente.

 

Com essas dicas, limpar o fogão se torna algo rápido e prático. Não deixe a sujeira acumular e evite futuros problemas no seu eletrodoméstico.