Como devo usar meus panos de prato e com qual frequência devo lavá-los ou trocá-los?

O que muitas pessoas não sabem é que os mesmos podem conter muitas bactérias e germes, por isso, separamos algumas dicas para que você evite esse tipo de contaminação, afinal, você e sua família merecem os melhores cuidados!

 

1 – Organização

Se sua cozinha tiver ganchos para pendurar toalhinhas ótimo, pendure seus panos de prato nela, caso a sua não tenha, você pode colocar no próprio fogão, mas assegure-se de que o vidro de suporte esteja limpo e seco.

 

2 – Separe os panos por cores

Essa maneira é a mais prática de se fazer. Separe os panos por cores, por exemplo: Os panos para enxugar as mãos podem ser amarelos, os panos de pia, vermelhos, e os de prato, brancos.

Dessa maneira você irá evitar a contaminação cruzada, ao enxugar a mão, pratos e panelas com o mesmo pano, a umidade contida neles pode multiplicar a quantidade de microrganismos e prolongar sua vida. A média de vida dos germes é de 24 horas quando se usa panos secos, já com panos úmidos, o tempo de vida pode se estender para 48 horas.

 

3 – Como lavá-los

A forma mais prática e eficaz é colocá-los em uma panela com um pouco de vinagre, água e detergente. Deixe-os dentro da panela até que a água ferva. Espere esfriar completamente e lave normalmente.

Se você os lavar na máquina, evite colocá-los junto a outras peças de roupa.

 

4 – Quando trocá-los

Não existe uma época certa para trocá-los, mas, o mais indicado é quando os mesmos estão furados, queimados ou totalmente desbotados.

 

 

Não dê chances aos microrganismos, com essas simples dicas você se protege e ajuda a proteger sua família.